É suco de verdade?

April 12, 2018

É suco de verdade

Sabemos que beber refrigerante com frequência é um péssimo hábito devido à quantidade exagerada de açúcar, corantes e ingredientes artificiais. Esse produto é considerado como um dos “alimentos” mais prejudiciais à nossa saúde, inclusive nas versões sem açúcar. Nessa segunda opção temos excesso de sódio e de adoçantes artificiais, o primeiro relacionado ao aumento da pressão arterial e o último contra-indicado para o público em geral, sendo recomendado em dosagens controladas apenas para diabéticos.

Então como opção de hidratação temos no mercado uma variedade imensa de sucos, refrescos e néctares. Mas qual a diferença entre eles?

Infográfico

 

Na maioria dos casos os sucos de caixinha ou garrafinha não são opções saudáveis. Mas na falta do suco natural da fruta é importante termos informação suficiente pra não ser enganado pelas embalagens bonitas, práticas e atrativas. A indústria vende esse produto como uma opção saudável, dificultando as informações contidas nos rótulos pra confundir o consumidor desatento.

Uma pesquisa feita em 2014 pelo Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC – avaliou 31 amostras de néctar e concluiu que 10 marcas não tinham a quantidade mínima de polpa de fruta exigida por lei. Além disso, constatou-se uma quantidade exagerada de açúcar nessas bebidas.

Como obter os benefícios das frutas sem recorrer aos “sucos” de caixinha?

É verdade que os industrializados são mais práticos mas a bebida feita em casa ganha em vários outros quesitos, além de ser muito mais saborosa. O ideal é consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia e se você recorrer aos sucos é importante que você beba logo após o preparo para ter a mesma quantidade de vitaminas e minerais que as frutas tem ao natural. Para garantir o melhor aporte de fibras a dica é não coar o suco, se a fruta é consumida geralmente com casca utilize-as inteiras também. Tente consumir os sucos sem acrescentar açúcares e adoçantes. Se preferir adoçar opte pelo açúcar mascavo ou demerara ou um adoçante natural a base de stévia.

Descubra novos sabores e prepare sucos deliciosos:

 

- Troque a água por água de coco.

- Acrescente hortelã ou gengibre.

- Acrescente folhas e legumes. Laranja com cenoura e beterraba, limão com couve.

- Misture mais de um sabor. Maracujá com manga, Abacaxi com limão, Laranja com mamão.

- Experimente frutas não convencionais. Suco de graviola e de tamarindo são deliciosos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload