Benefícios da linhaça

March 28, 2017

Considerada um alimento funcional devido as suas propriedades nutritivas e capacidade de prevenir doenças, conheça os principais benefícios da linhaça.

 

 

Dentre as principais propriedades nutricionais da linhaça está a alta concentração de ácidos graxos essenciais, mais conhecidos como ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo seu acúmulo nas artérias. Em sua composição também estão presentes proteínas, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, caroteno, magnésio, potássio, cálcio e fósforo.


Possui ainda um composto chamado Lignana. É um fitoestrógeno que auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa. Além disso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.


A linhaça pode ser consumida tanto in natura, adicionada diretamente sobre alimentos ou como ingrediente na preparação de pães, biscoitos e sobremesas, ou ainda na forma de óleo para uso em saladas. Há ainda a opção de utilizar o óleo na forma de cápsulas disponíveis em farmácias de manipulação e drogarias. 

 

Outros benefícios da linhaça:
● Ajuda a aumentar a imunidade, auxiliando no combate a problemas de pele;
● Tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce;
● Pode auxiliar na redução da pressão arterial;
● Melhora a concentração, a memória e o funcionamento cerebral;
● Previne doenças degenerativas cerebrais, como Alzheimer e Parkinson;
● Atua como anti-inflamatório.

 

Dica: a linhaça deve ser utilizada preferencialmente moída para que haja um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Porém, recomenda-se moer no ato de sua utilização, ou então, deve ser guardada em refrigerador e deixada fora da luz direta, pois podem oxidar e perder algumas propriedades nutricionais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload